Nitrometano



Composto químico de fórmula CH3NO2 , é usado como combustível em aeromodelos e alguns carros de competição, como estabilizante para solventes clorados (ex. clorofórmio), como solvente em laboratório e precursor de outros produtos, como tampão de pH e fumigantes (cloropitrina, também usada em guerra química na 1º Guerra Mundial).
Industrialmente, é formado pela reação entre propano e ácido nítrico a 350ºC, quando também são formados nitroetano e nitropropanos, através de um mecanismo de radicais livres. Em laboratório, é formado pela reação entre um haleto de metila (por exemplo, iodeto de metila, brometo de metila) e um nitrito inorgânico, geralmente nitrito de prata e nitrito de sódio, embora em menor rendimento com este último. Uma reação mais prática envolve o cloroacetato de sódio e o nitrito de sódio, ambos solúveis em água, formando bicarbonato, cloreto de sódio e nitrometano.
Em comparação com a gasolina, possui uma queima mais lenta e menos energética, porém seu nivel de oxigenação o torna um explosivo líquido, pois o nitrometano possui 2 oxigenios para cada carbono molecular, e assim precisa de apenas 1,7 vezes a sua massa em ar para queima completa, enquanto a gasolina necessita de 14,6 vezes a mesma massa de ar para queimar completamente. Nos Estados Unidos o dragster da U.S.ARMY gera 8000hp com uma mistura densimétrica de 90% de nitrometano com 10% de metanol puro, no motor regulamentado de 500 polegadas cúbicas, se o mesmo motor fosse alimentado com a melhor gasolina, não seriam extraídos mais que 2500hp. As equipes que participam de arrancada no brasil desconhecem a mistura densimétrica e utilizam a incorreta mistura volumétrica, felizmente já existem profissionais na área de combustiveis de competição realizando suporte técnico nos maiores eventos, fornecendo tabelas termodensimétricas, aferições com densímetros, termômetros e balanças digitais, além de importar grandes remessas de nitrometano e metanol puro, começando a popularizar e desmistificar o uso do nitrometano, além de fazer o custo final se tornar mais acessivel.

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